Visitantes

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alergias de pele: veja quais são os cuidados especiais com essas manifestações no corpo

alergia significa uma reação exagerada do organismo a alimentos, poluentes, cremes, remédios, ácaros, entre outros. A alergia não é exclusiva da pele: ela pode ocorrer no aparelho respiratório (rinite e bronquite) e também no aparelho digestivo (diarreia). Muitas alergias não têm manifestação cutânea. 
Caso as alergias não sejam cuidadas adequadamente, há risco de a pele ficar com manchas residuais ou cicatrizes. Tudo depende do grau de inflamação que aconteça e também das repercussões, como coceira. Neste caso, pode haver ferimento, úlcera e até cicatrizes. 
São muitas as manifestações de pele que aparecem por causa da alergia. Alguma delas são: eczemaurticária, exantema, eritema pigmentar fixo, eritema multiforme e estrófulo. O quadro dessas manifestações é bastante diferente uma das outras e cada uma delas tem um histórico e conduta diferenciada. A urticária, por exemplo, se caracteriza por placas avermelhadas, elevadas e caroços que podem aparecer abruptamente em todo o corpo, causado muita coceira. Com a urticária, os lábios e os órgãos internos respiratórios podem inchar muito, levando a dificuldades respiratórias. Esta alergia se apresenta como um quadro grave, que precisa de socorro rápido, devido ao problema respiratório. 
A urticária pode ser provocada por remédios, alimentos (principalmente os que contêm conservantes e corantes), cheiros muito fortes, produtos aplicados a pele e outros fatores. Muitas vezes é difícil estabelecer a causa da alergia, mas este esclarecimento é fundamental porque a reexposição ao que levou à alergia, provoca um quadro de reações semelhantes e até mais graves. O tratamento da urticária pode ser feito com corticosteroides, cortisona e anti-histamínicos. 



Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/17808-alergias-de-pele-veja-quais-sao-os-cuidados-especiais-com-essas-manifestacoes-no-corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário